terça-feira, 14 de abril de 2015

cá em casa #3 - o banho!

O banho é um momento muito importante na rotina dos mais pequenos e deve ter-se isto em conta desde cedo. Além do objectivo primeiro, de higiene, o banho está muito associada àquela que é denominada de "higiene do sono" dos bebés e crianças (um conjunto de práticas e rotinas que visam proporcionar ao bebé/criança um sono de qualidade).

Nos primeiros dias, o banho era um momento algo stressante: os preparativos, despi-la, segurá-la correctamente, conseguir dar-lhe banho sem demorar muito tempo, secá-la, vesti-la... Não só não tínhamos a prática como ela também ainda não estava habituada a este momento e chorava. 

Agora que já está completamente na nossa rotina, o banho acaba por ser um momento agradável. Ela já gosta e fica muito relaxada a seguir. 


Então e como é o banho? Nós damos o banho no quarto, em cima da cama. Embora não seja a melhor opção para as nossas costas, consideramos ser a mais confortável para ela. Colocamos a água na casa-de-banho e levamos a banheira para o quarto, evitando que ela sinta as diferenças de temperatura entre divisões. Em cima da cama, porque optámos por esta banheira que se dobra e arruma facilmente, em detrimento de outras com pés/trocador de fraldas incluído. Acredito que essas sejam mais carinhosas com as costas e postura, mas também ocupam mais espaço. Outro motivo pelo qual preferimos dar o banho em cima da cama tem que ver com a segurança: quando ela sai do banho tem a toalha logo ali ao lado e, está a uma altura mais baixa, o que nos deixa mais tranquilos em relação a eventuais acidentes.

Esta banheira tem ainda a vantagem de ser fácil de transportar quando se vai de férias. 



Não dispensamos o termómetro, para medir a temperatura da água (este mede também a do ambiente) e os produtos de banho que nos conquistaram assim que os experimentámos. São suaves para a pele deles, têm um cheirinho agradável, foram aconselhados pela pediatra e na farmácia e duram... 





O banho começa pela carinha, mãos, pescoço, braços, pernas, peito e rabinho. No final, e porque foi assim que nos ensinaram na maternidade, lavamos a cabeça, evitando que fique com a cabeça fria durante muito tempo.





A parte de sair do banho, secar, pôr creme e vestir é a que ela menos gosta... Desta vez tivemos companhia da Siza, que de cada vez que ela chora vem ver o que se passa.




Banheira Stokke Flexi Bath (a Stokke é uma marca nórdica com imensos produtos cheios de pinta para bebés e crianças. Apostam na segurança, conforto e design! Pode ser comprado à parte um suporte para recém-nascidos, mas não nos entendemos bem com ele). À venda na Pré-Natal e El Corte Inglés. 


- Produtos de banho e corpo da Uriage Bebé. Por aqui não dispensamos o creme lavante, o primeiro leite hidratante e o primeiro champô. Também utilizamos o creme para a muda da fralda, quando não está com nenhuma assadura. Brevemente queremos experimentar o creme de rosto! 

2 comentários:

  1. Ohhh que coisinha tão boaaa! =))

    Um beijinho e bom fim-de-semana.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. saudades...saudades é o que posso dizer...

    ResponderEliminar

pinhões